Origem do Cristianismo

Cruz CristianismoA religião Cristã surgiu no século I onde atualmente se encontra a região da Palestina que, na época, era dominada pelo Império Romano. Jesus, que foi enviado por Deus, sofreu perseguição do Império e defendia o amor a um só Deus, o amor entre os semelhantes e a paz. Para os cristãos, Deus enviou seu filho para que ele salvasse os homens. Ele teria que divulgar os ensinamentos de Deus para a população.

O livro sagrado dessa religião é a Bíblia, que é dividida em Antigo e Novo Testamento. O Antigo retrata como o mundo foi criado, as leis, tradições e a chegada do Messias. E o Novo Testamento fala sobre a vida de Jesus. Esse é dividido em evangelhos, livro dos Atos dos Apóstolos, cartas direcionadas a discípulos e o Apocalipse.

Jesus

Jesus nasceu na Judeia em uma família pobre. Quando chegou aos 30 anos de idade, começou a divulgar os ideais cristãos para pessoas próximas a ele. Para o Império Romano, o surgimento de um líder na região dominada por eles representava um risco. Posteriormente, ele passou a realizar milagres e, com isso, atraiu muitos discípulos. Foi perseguido e morreu na cruz quando tinha 33 anos. Segundo os ensinamentos, ele foi sepultado e ressuscitou no terceiro dia, para falar aos discípulos para continuar com seu trabalho.

Dez Mandamentos

Segundo a Bíblia, em Êxodo, capítulo 20, o profeta Messias recebeu duas tábuas de Deus e nelas continham os Dez Mandamentos.

  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem de escultura, não te curvarás a elas, nem as servirás.
  3. Não pronunciarás o nome do Senhor teu Deus em vão.
  4. Lembra-te do dia do sábado para santificar. Seis dias trabalharás, mas o sétimo dia é o sábado do seu Senhor teu Deus,não farás nenhuma obra.
  5. Honra teu pai e tua mãe.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não dirás falso testemunho, não mentirás.
  10. Não cobiçarás a mulher do próximo, nem a sua casa e seus bens.

O cristianismo é dividido em quatro vertentes: catolicismo, igreja ortodoxa, protestantismo e a igreja anglicana.

Anglicana 

A igreja anglicana também é chamada de Igreja da Inglaterra.

Catolicismo

É a vertente do cristianismo que mais possui seguidores e possui a crença de que Jesus foi enviado para ajudar a humanidade e pregar a palavra de Deus. Os católicos acreditam na Santa trindade composta por Pai, Filho e Espírito Santo. Além disso, eles cultuam a Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo e vários santos. Esse ponto é um dos principais motivos para a divergência de ideais entre o catolicismo e o protestantismo. O chefe da igreja católica que trabalha para manter a divulgação e a integralidade do catolicismo é o Papa. A sede da igreja é no Vaticano, na Itália.

Sete Sacramentos Católicos

  • Batismo;
  • Crisma;
  • Eucaristia;
  • Confissão;
  • Ordens Sacras;
  • Matrimônio;
  • Extrema-Unção.

Religião OrtodoxaProtestantismo

Outra vertente do cristianismo que possui muitos seguidores. Seu nome surgiu dos protestos que eram feitos no século XVI. Surgiu junto na Reforma da Igreja, iniciada pelo padre Martinho Lutero. Os principais motivos para o descontentamento com a igreja católica foram a adoração de imagens, o papa, as missas em latim e o celibato. Em certos países, os seguidores protestantes são chamados de evangélicos. Chegou ao Brasil por volta do ano de 1624. O único intermediário aceito pelos protestantes para se obter uma graça divina é Jesus Cristo, pois não existe uma adoração a santos. As igrejas protestantes são divididas em: calvinistas, batistas, luteranas, presbiterianas, pentecostais e neopentecostais.

Ortodoxa

Com a divisão da igreja católica, no século XI, surgiu a Igreja Católica Apostólica Romana e a Igreja Católica Apostólica Ortodoxa. Ela é formada por diferentes jurisdições eclesiásticas e as igrejas usam o rito bizantino (rito da antiga cidade de Constantinopla). O líder espiritual é o Patriarca de Constantinopla.